Lombo de porco enrolado em presunto e massa folhada (ju)

Quando não se sabe o que fazer para jantar, "pede-se" ao google que nos ajude. Desta vez, a resposta dele recaiu sobre sobre duas receitas. Por isso, nada melhor que tirar partido de ambas. Contudo, acabei por me inspirar mais na "Cozinha com a ju", uma vez que também segui o seu conselho para o acompanhamento.




Ingredientes:
1 lombinho de porco grande
1 embalagem de massa folhada retangular
mostarda q.b.
alho q.b.
presunto q.b.
sal e pimenta q.b.
azeite
cogumelos q.b.
cebola q.b.
ovo para pincelar

Acompanhamento:
Batatas q.b.
tomilho
sal e pimenta
tirinhas de bacon
tomilho q.b.
vinho branco q.b.


Preparação:
Comecei por temperar o lombinho, com sal e pimenta. Deixei repousar alguns minutos. Numa frigideira, coloquei azeite e selei o lombinho, de ambos os lados. Retirei e deixei arrefecer. Na mesma gordura, refoguei cebola picada e quando vi que estas estavam moles, adicionei os cogumelos (como não tinha frescos, usei em lata e, por serem pequenos, deixei-os inteiros). Deixei refogar bem, até libertarem totalmente a água. Temperei com sal e pimenta e deixei arrefecer completamente.

Entretanto, preparei a cama para o lombinho: estendi a massa folhada e coloquei por cima as tiras de presunto. Barrei o lombinho, morno, com a mostarda e rodeei-o com os cogumelos. Fechei o embrulho muito bem. Pincelei a massa com um ovo batido e levei ao forno pré-aquecido a 220º, cerca de 30 minutos.

Acompanhamento:
Cortei batatas às rodelas, previamente descascadas. Numa frigideira, aqueci um pouco de azeite com o bacon e deixei alourar alguns minutos. Acrescentei as batatas e temperei com tomilho. Temperei com sal e deixei alourar um pouco. Adicionei um pouco de vinho branco e deixei cozinhar, em lume brando, e com a frigideira tapada, até notar que as batatas estavam tenras.


Comentários

Mensagens populares