Pão saloio com chouriço (ju)

Esta deve ter sido a primeira receita que tirei do Fórum Bimby e também a que mais repeti até hoje. A receita não tem nada que se lhe diga, mas o resultado é equivalente aos dos pães com chouriço que eu comia nas Feiras de São João, quando vivia em Évora, nos meus tempos de Universitária! O pão saloio está nos livros base da bimby e depois é só acrescentar chouriço... Esta receita é a que está no livro básico mais velho, o amarelo. O mais novo traz uma versão ligeiramente diferente, que eu nunca experimentei.

Normalmente, fazemos bolinhas pequenas para podermos comer mais, sem se notar muito! º~º

Ingredientes:
330 g de água
2 colheres de chá de sal (cá em casa só usamos flor de sal)
40 g fermento padeiro ou 1 saqueta de fermipan (normalmente uso o de padeiro pois tenho sempre no congelador e, nesta receita, nem precisei de o descongelar)
500 g de farinha (usei tipo 55)


Preparação:
Comecei por colocar no copo a água e o sal e programei 2 minutos, temperatura 37º, velocidade 2.
Em seguida, juntei metade da farinha e o fermento e programei 8 segundos, na velocidade 6. Acrescentei a restante farinha e programei 2 minutos, espiga. Transferi para um alguidar e deixei levedar durante uma horita, coberta com rolo de cozinha. Desta vez, cresceu imenso e até saiu para fora! Depois, como não gosto de meter as mãos na massa, a companhia ofereceu-se para moldar as bolinhas enquanto eu cortava o chouriço.
Levámos a cozer a forno pré-aquecido (220º), cerca de 30 minutos, onde já tinha também colocado um recipiente com água, para que o pão ficasse mais estaladiço.


 
 
Ao sair do forno cheiravam tão bem que tivemos de colocar alguns na varanda para arrefecerem mais depressa! Até a minha filhota se encheu de pãozinho (para ela, tirei o chouriço)...

Comentários

  1. eu meti + 2 cl de azeite do bom, e ficaram uma maravilha.

    ResponderEliminar
  2. Com azeite? Nunca tinha visto mas vou tentar um dia destes... :)

    ResponderEliminar
  3. Oi!

    Gostaria me tirassem uma dúvida. No livro da Bimby indica 300 gr de água, mas na vossa receita indica 330 gr. Podem me esclarecer se é mesmo assim ou se se tratou de um erro, pois como sabemos o peso pode fazer a diferença.
    Cumprimentos
    Ana Gouveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana! Que interessante! A sua dúvida levou-me a consultar os dois livros básicos e a reparar que a receita é diferente, nos dois! Jamais imaginaria isso. Na verdade, eu faço sempre a do livro mais velho, o único que tinha em 2010. Atualmente já tenho também o livro básico mais recente mas como estou mais habituada ao mais velho.
      Vou colocar uma nota nesta receita, referindo que usei o livro mais velho!
      Obrigada pelo alerta!
      Judite

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares