Doce de leite (ju)

Só depois de se ter aproximado o fim da data de validade de uns pacotes de leite é que reparei nisso. Como não gosto de arriscar o consumo de certos produtos, fiz o velhinho teste de qualidade (ferver no fogão e ver o resultado). Estava bom! O pior foi decidir o que fazer com eles...
O 1º litro foi fácil... Adoro doce de leite, apesar de ter algumas dificuldades em fazer tanta quantidade na bimby. Há quem consiga fazer com um litro de leite mas eu só tenho conseguido com metade da receita. É que varoma + velocidade 5, vem tudo para fora do copo... Hoje ainda tentei mas acabei por dividir e fazer por duas vezes. O resultado vale o esforço. Ao contrário do ano passado, desta vez ficou um pouco mais escuro, talvez por causa do tipo de leite usado. A receita é a do Bimby4all.


Ingredientes:
1 litro de leite
200 g de natas
100 g de açúcar escuro ou mascavado
150 g de açúcar branco
1 pitada de bicarbonato de sódio
1/2 vagem de baunilha aberta (só a mergulhei no leite e, depois, retirei pois da 1ª vez que fiz não apreciei o sabor intenso dela)


Preparação:
Misturar todos os ingredientes no copo 45 minutos a 1 hora, temperatura Varoma, velocidade 5. (Como já referi, não consigo manter esta velocidade com um litro de leite)
Ao fim dos 45 minutos, se não estiver suficientemente grosso, ir pondo mais 5 minutos de cada vez, temperatura Varoma, até estar no ponto desejado.
Depois de frio engrossa mais um pouco. Usa-se como doce ou cobertura. Nós gostamos mesmo à colher ou com pão, tal como se come no Brasil.


Comentários

  1. Hummm!!!
    Experimenta fazer gelado de doce de leite. Eu costumo comer um do Pingo Doce e é de comer e chorar por mais!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Eu cá não tenho bimby, mas sou servida :)

    ResponderEliminar
  3. Gelado??? Olha que boa sugestão... Vou já colocar na arca!
    bjs
    ju

    ResponderEliminar
  4. Vais colocar na arca? Directamente o doce? Olha que aquele que eu compro no PD parece-me que tem uma base qualquer de natas ou leite condensado e depois parece-me que é misturado com o doce.

    ResponderEliminar
  5. Bem, não tem mal nenhum colocar o doce directamente na arca... No entanto, acho que não vai valer a pena pois vai desaparecer em três tempos!
    bjs
    ju

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares